Percepção da equipe de enfermagem sobre educação permanente em um hospital privado de Nova Lima
Autores: Renata Lacerda Prata Rocha, Luciana Valverde Vieira Delfim, Maria Clara Neves Santana de Brito, Andréia Vieira Paulista, Kênia de Almeida Figueiredo, Kyssi Karoline Duarte.
Categoria: Artigo Original
Perception of the nursing staff on continuing education in a private hospital in Nova Lima
RESUMO
Objetivo: compreender a percepção da equipe de enfermagem de um hospital privado em relação à educação permanente. Método: pesquisa de campo descritiva e exploratória com abordagem qualitativa. Os sujeitos do estudo foram profissionais de enfermagem que atuam em um hospital de grande porte. Os dados foram coletados utilizando-se a entrevista semi estruturada, e analisadas pela técnica de análise de conteúdo temática. Resultados: os profissionais de enfermagem percebem a educação permanente como benéfica tanto para o profissional quanto para o paciente, e para a instituição de saúde, no que se concerne principalmente, ao aprimoramento, segurança das ações executadas e organização do serviço, respectivamente, considerando seu potencial de capacitação e atualização. Conclusão: é necessário estimular o interesse pessoal e da equipe em participar das atividades educativas, para promover o desenvolvimento das pessoas e assegurar a qualidade do atendimento aos clientes. Descritores: Educação; Educação continuada em enfermagem; Enfermagem, Educação em enfermagem.
ABSTRACT
Objective: understand the nursing staff perception of a private hospital in relation to permanent education. Method: search descriptive and exploratory field with qualitative approach. The study subjects were nursing professionals that work in a large hospital. Data were collected using a semi-structured interview and analyzed by the technique of thematic content analysis. Results: the nursing staff realizes continuing education as beneficial for both professionals and patient, and for the health care institution, related primarily to improvement, understands as safety executed tasks and job organization, respectively, considering their potential for training and updating. Conclusion: it is necessary to stimulate the team and their personal interests in participating in educational activities to promote their development and ensure quality customer service. Descriptors: Education, Continuing education in nursing, Nursing, Nursing education.
COMO CITAR ESTE ARTIGO:
Rocha RLP, Delfim LVV, Brito MCNS, Paulista AV, Figueiredo KA, Duarte KK. Percepção da equipe de enfermagem sobre educação permanente em um hospital privado de Nova Lima. Rev. Evid & Enferm. 2017;1(1):13-26